Home Contactos Textos Opiniões 
 


Academia
Direcção Técnica
Kyubudo
Disciplinas
Cursos
Praticar
Publicações
Multimédia
Formação

 

 

DISCIPLINAS

Karatedo
Tai Chi Chuan
Kenjutsu
Método Hida
Chi Kung


   

 



Disciplinas
 

 

 

O Karatedo é uma arte marcial bastante conhecida e divulgada no ocidente, praticada com as “mãos vazias” – i.e., sem armas e sem violência. São seguidos os conhecimentos da Escola Shôryn (Shôryn-Ryu), tradicional da ilha de Okinawa, e bastante divulgado através do filme “Karate Kid”.

 
         
 
 

O Kenjutsu é a arte nobre do sabre japonês (Bokken, Katana), à qual se associam as técnicas do desembainhar do sabre (Iaido), as técnicas de combate (Shinai) e ainda do bastão (Jô). Permite o aumento da percepção do espaço e do corpo em que o sabre pode ser encarado como um prolongamento dos limites do corpo.

 
         
 

 

O Da Cheng Chuan (ou Yi Chuan) - é constituído pela prática do Ritsu Zen (meditação em pé) - transmitido desde há muito tempo em numerosas escolas de artes marciais chinesas como exercício secreto de eficácia - e pelos seus prolongamentos. Este método concebe as técnicas como a expressão da vontade e da intensidade cultivadas pelo exercício meditativo.

 
         
   

O Tai Chi Chuan é uma arte chinesa frequentemente praticada nos jardins orientais que estuda a percepção do corpo, da mente e fundamentalmente o desenvolvimento energético. Aliada ao Chi Kung, é conhecida pelos seus efeitos a nível da saúde, nomeadamente na prevenção do aparecimento de doenças.

Existem fundamentalmente duas formas de Tai Chi: Yang – mais energética – e Chen – mais explosiva e acutilante. Por considerar que estas duas formas não são incompatíveis mas antes complementares, é utilizada a forma de síntese, que resulta de um equilíbrio entre ambas.

 
         
 

 

Através desta disciplina pretende-se que os praticantes fiquem capacitados para enfrentar com serenidade qualquer situação agressiva, reagindo com total discernimento e eficácia. Tem por objectivo evitar a violência, alertando para formas mais pacíficas de resolução dos conflitos. Visa ainda permitir a aquisição de conhecimentos no domínio do combate corpo-a-corpo (quedas, varrimentos e projecções).

 
         
 

 

O Método Hida, dito “a via do centro sagrado” tem como objectivo reforçar e activar a zona inferior do corpo (Tanden, Hara), em ligação com os principais grupos musculares, estimulando através da actividade motora eferente, a actividade psíquica (Sistema Nervoso Central).

 
         
 

 

O Chi Kung é uma sabedoria chinesa antiga que se destina a desenvolver a energia mediante exercícios simples, praticáveis por toda a gente. No oriente é a base da acupunctura, da medicina, das artes marciais, e do desenvolvimento espiritual. No ocidente redefinirá os pontos de vista sobre o desporto, psicologia, saúde, longevidade, filosofia, etc...

 
         
 

 

Desporto oriental que se caracteriza fundamentalmente pela possibilidade de ser praticado por todas as faixas etárias desde as crianças aos idosos. Para as crianças reserva exercícios de ginástica chinesa, jogos sensório-motores, desenvolvimento neuromuscular.

 
  Para os jovens incide essencialmente na musculação e alongamentos com vista a uma maior tonificação muscular e flexibilidade. Para as faixas etárias mais avançadas a sua prática alia os exercícios de relaxação e as técnicas respiratórias que conjuntamente com exercícios de Yoga (Prana e Asanas) permitem uma prática equilibrada e adaptada a cada faixa etária, com vista a uma vida mais saudável e harmoniosa.  
         
 

 

O Gym Fighting, ou ginástica marcial, é uma combinação do ritmo da música com a ginástica, a dança e os movimentos de diversas artes marciais. Este desporto, recentemente introduzido em Portugal, tem sido um estrondoso êxito, permitindo o equilíbrio neuromuscular, a saúde, a melhoria da condição cardio-vascular e a tonificação geral do organismo. Destina-se a combater a vida sedentária e o stress.

 
         
   

Soldiers é um programa integrado de treino constituído por uma variedade de exercícios físicos (flexões, abdominais, stretching, musculação, defesa pessoal…) baseados na recruta militar (daí a sua denominação).

 O nível de dificuldade dos exercícios vai aumentando com o tempo de prática sendo as sessões compostas por exercícios físicos relativamente intensos que tonificam o organismo na sua globalidade contribuindo para uma redução de peso, melhoria da condição física e aumento da massa muscular e força abdominal.

 

 

NOTA: As disciplinas assinaladas com Ò ou © são exclusivas do KYUBUDO RYU Internacional
 

 


 
Nota:
As disciplinas aqui indicadas são elementos constituintes do Kyubudo

 

Dica
Se se perder pode sempre voltar à página principal clicando Home.


Anterior Seguinte
Copyright © 2004-2016 [Kyubudo Ryu]. Todos os direitos reservados.