Home Contactos Textos Opiniões 
 



Academia
Direcção Técnica
Kyubudo
Disciplinas
Cursos
Praticar
Publicações
Multimédia
Formação
 

História

 

   



Direcção Técnica

 

A Direcção da KYUBUDO RYU é da competência do Prof. Doutor Rui Manuel Carreteiro, Licenciado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Lisboa, Doutorado em Neuropsicologia pela Universidade de Salamanca, Licenciado em Gestão pela Universidade Aberta, Professor de Artes Marciais, algumas das quais pratica desde os 5 anos de idade, membro do Board of Advisers da Universal Martial Arts' Federation. e ligado à Associação Portuguesa de Acupunctura e Disciplinas Associadas.

Rui Manuel Carreteiro nasceu em Lisboa em Julho de 1979. Em 1984, com 5 anos de idade, ingressou na classe de Karatedo do Ginásio Clube Português (Lisboa), orientada por um dos pioneiros do karate em Portugal - Prof. Luís Cunha (5º Dan) – Escola Tradicional de Karatedo.

Primeiro como aluno e posteriormente como instrutor da Escola Tradicional de Karatedo, acompanhou toda a introdução do Método de Artes Marciais do Sensei Kenji Tokitsu (8º Dan) – Tokitsu Ryu – em Portugal.

Em 1991 fundou o Clube dos Alunos de Karatedo cuja actividade informal liderou.

Entretanto participou em vários estágios, de cariz nacional e internacional, nos quais contactou com vários mestres de artes marciais de diversos países, entre os quais a Espanha, França, Itália, Suíça e Japão.

Em 1997, criou com o pai, Prof. Carlos Carreteiro, um método de desportos orientais, caracterizado pela sua adaptabilidade às diversas faixas etárias, já que pode ser praticado desde crianças (4 anos) a idosos, sem limite superior de idade, passando pelos jovens e pelos adultos. Este desporto oriental, que reúne conhecimentos de ginástica chinesa, relaxação, psicologia, psicomotricidade, tai chi chuan e musculação foi designado por Tao Do.

Em Junho 1999 foi graduado em 1º Kyu de Jisei Budô pela Escola Tradicional de Karatedo, representante do método do Sensei Kenji Tokitsu em Portugal.

Em Novembro do mesmo ano (1999), fundou o Instituto Tao Budo – Artes Marciais e Desportos Orientais, uma instituição sem fins lucrativos centrada na prática, ensino, promoção e divulgação de artes marciais e desportos orientais.

Passa então a desempenhar os cargos de Presidente do Conselho Dirigente deste Instituto, bem como Vice-presidente do seu Conselho Técnico.

Tendo iniciado a sua actividade docente em 1997, em 2000 nomeado instrutor responsável pelos Dojos do Concelho de Vila Franca de Xira.

Com base na sua formação em artes orientais, bem como nos ensinamentos transmitidos pelo Sensei Kenji Tokitsu, começa a ensinar as modalidades de karatedo, tao do, tai chi chuan, defesa pessoal, entre outras. Entretanto representa diversos clubes portugueses.

·      Em 2001 é graduado em 1º Dan numa cerimónia com conhecimento da Federação Nacional de Karate-Portugal e onde estiveram presente os seus alunos, todos os órgãos sociais e técnicos do Instituto Tao Budo, bem como representantes dos clubes onde leccionava e o Mestre Rogério Correia (3º Dan) – Director Técnico da Associação Nacional de Karate Shotokan e Vice-presidente da Federação Portuguesa de Aikibudô e Afiliadas.

No mesmo ano, o Instituto Tao Budo publica a obra “Uma Arte Marcial... Uma Filosofia para a Vida” que constitui a sua tese de graduação yodansha.

Em Julho de 2001 escreve uma nova obra, centrada na divulgação da arte que pratica e ensina – KARATEDO – A caminho do auto-aperfeiçoamento – cuja publicação fica a cargo da Editorial Presença.

Em 2002 aperfeiçoa o leque de disciplinas que ensina, introduzindo o Gym Fighting, que consiste na combinação do ritmo da música com movimentos de diversas artes marciais, revelando-se um estrondoso êxito.

Em Outubro de 2002 termina a sua Licenciatura em Psicologia Clínica pela Universidade de Lisboa, começando a exercer a sua actividade como Psicólogo Clínico em diversas clínicas do distrito de Lisboa.

Reunindo os conhecimentos da psicologia com os das artes orientais, nomeadamente o Chi Kung, cria em 2002 uma classe especial – TAO Terapêutico – vocacionada para indivíduos com toda uma patologia que possa beneficiar de uma terapia pelo movimento.

Em Janeiro de 2003 redefine o seu método de ensino de artes marciais, nomeadamente o karatedo e cria o Kyubudo, que baseado numa pesquisa ecléctica e em todo o conhecimento de cerca de 18 anos de prática, reune conhecimentos de karatedo, defesa pessoal, tai chi chuan, kenjutsu, tao do, yoga, da cheng chuan, método Hida, chi kung...

Começa então a escrever uma nova obra que se pretende que constitua um manual para todos os praticantes desta nova modalidade – “Kyubudo Kyohan”.

Em Fevereiro de 2003 cria a KYUBUDO RYU – Academia de Artes Orientais, que engloba todas as modalidades que lecciona enquanto profissional liberal, sempre na procura do auto-aperfeiçoamento e desenvolvimento global.

Em Março de 2003 é graduado em 2º Dan e em Maio do mesmo ano altera o Instituto Tao Budo para INSTITUTO NACIONAL TAO BUDO, passando assim a ser uma Federação Portuguesa de Artes Marciais e Desportos Orientais da qual é Presidente do Conselho Dirigente, Vice-presidente do Conselho Científico e Vice-presidente do Conselho Técnico.

No mesmo ano, torna-se membro da Associação Portuguesa de Acupunctura e Disciplinas Associadas, cujo presidente é o conceituado Dr. Pedro Choy. Encontra-se filiado na International Tai Chi Chuan Federation e possui Cédula Profissional PROCAFD pelo Instituto do Desporto de Portugal.

Actualmente encontra-se a realizar Doutoramento em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca (Departamento de Psicologia, Psicobiologia e Metodologia das Ciências do Comportamento) e Doutoramento em Psicologia Clínica pela Universidade de Lisboa.

Graduado em 3º Dan pela Martial Arts' Masters' Association e International Budo Association e posteriormente em Janeiro de 2012, 4º Dan pela Universal Martial Arts' Federation, na qual representa a República Portuguesa.

 

E-mail geral@kyubudo.com para informações adicionais ou ajuda.

horizontal rule

 


 

Click on your country flag to change idiom

 

Contacto
O Prof. Rui Carreteiro pode ser contactado através da sua secretária pelo Telf. 91 714 23 38 ou pelo e-mail: rui.carreteiro@intb.pt

Poderá consultar também a página pessoal em www.ruicarreteiro.pt

 

Consulte também a nossa História

 

Ainda:

No Instituto Nacional Tao Budo e nos clubes onde lecciona.


Rui  Carreteiro
(em silabário japonês katakana)


Anterior Seguinte
Copyright © 2004-2016 [Kyubudo Ryu]. Todos os direitos reservados.