Home Contactos Textos Opiniões 
 


 

Academia
Direcção Técnica
Kyubudo
Disciplinas
Cursos
Praticar
Publicações
Multimédia
Formação


 

Menu Anterior
Karatedo
Tai Chi Chuan
Kenjutsu
Método Hida
Chi Kung

 

   

 

 

Tai Chi Chuan

 

TaiChi Chuan é uma das artes do taoismo chinês, uma tradição que remonta a centenas de anos atrás. Em essência, começou com o Tao Te Ching e o fundador do Taoísmo, Lao Tzé (604 A.C.), no quinto século antes da nossa era. Esta tradição antiga inclui Chi kung , várias artes marciais ”hard” e ”soft”, acupunctura, moxibustão, filosofia, meditação, dança, poesia, pintura e música.

 

A filosofia por trás dos movimentos de tai chi é até mais velha, cerca de três mil anos e remonta ao I Ching (livro das mudanças). Esta escritura clássica é tão importante para as culturas orientais como a Bíblia é para culturas ocidentais cristãs.

 

O Tai Chi Chuan, próximo do que se pratica hoje, crê-se ter começado no 13º século D.C., com o lendário monge taoista, acupunctor, e praticante de Shaolin KungFu, Chang San-Feng.

 

Chang San-Feng é um das fontes para o ”Tai Chi Clássico”, que existiu como instruções orais antes que estas fossem escritas e editadas no 19º século por Wu Yü-hsiang e o sobrinho dele Li Eu-Yü. O anterior era um estudante de Yang Lu-Chan. Incorrectamente pensou-se ter sido o primeiro editor do ”Tai Chi Clássico.” Estas instruções orais e escritas, derivadas das experiências de Chang San-feng, são a fundação para todos os estilos de taichi,  praticados hoje no mundo inteiro por milhões de pessoas.

 

Yang Lu Chan (1799-1872) foi o fundador do estilo de Yang. Ele estudou com a família Chen. Depois mudou-se para Bejing (Pequim) e fundou a sua própria escola onde ensinou uma forma modificada de taichi Chen pensada para a auto-defesa e simultaneamente auto-terapêutica, à corte imperial.

 

Yang Ch'eng Fu (1883-1936) espalhou a prática de Tai Chi Chuan, para fora da china (Hong Kong), mesmo para os Estados Unidos e Europa, numa versão simplificada. A forma original foi mantida em segredo dentro da família Yang.

 

O filho mais velho dele, Yang Shou Chung (1905-1985), teve que deixar a China durante a revolução e mudou-se para Hong Kong em 1947. Lá o estilo de Yang foi ensinado pela primeira vez como um método marcial que faz uso da energia interna chamada "Chi " que é mais forte que força muscular....

 

É interessante comparar o segredo com que o tai chi foi ensinado e praticado até 1930. Comparado com a expansão e larga popularidade desta arte hoje. Qualquer um que quer aprender tai chi hoje, tem a possibilidade de procurar um professor qualificado e começar a treinar.

 

No tempo de Yang Ch'eng Fu, neto do fundador do estilo Yang (Yang Lu-chan), os relativamente poucos indivíduos que treinaram esta arte não puderam aprender simplesmente porque tiveram um desejo de aprender e tiveram o dinheiro para as lições. Nesse tempo, o mestre escolhia os estudantes dele. Hoje o estudante escolhe o mestre. O Clássico de Tai Chi atribuído ao Imortal Tsung-yueh Wang atesta que os mestres não confiavam em qualquer um, " Eles eram apreensivos e cautelosos sobre transmitir as habilidades de kung-fu deles a outros sem uma boa razão ".

 

Luis Silva

 

Não deixe de consultar www.healthtaichi.org

 


  
Dica
Se se perder pode sempre voltar á página principal clicando Home ou á página Modalidades clicando Up, Next no fundo da página, leva-o á modalidade seguinte.

 

Nota:
A disciplina aqui indicada é elemento constituinte do Kyubudo, (Karate Budo).
 



Anterior Seguinte
Copyright © 2004-2016 [Kyubudo Ryu]. Todos os direitos reservados.